sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

DE OLHO NOS RÉMEDIOS




Saiba como os principais tipos de medicamento agem no seu corpo e o principal perigo de cada um deles a sua saúde.
Anti-inflamatório, antitérmico, antibióticos.É tanto “anti” que você nem sabe mais para o que servem! Poucas pessoas conhecem os efeitos que cada um desses remédios tem no organismo. Por isso, ao se automedicar, acabam colocando a saúde em risco. Todo ano, cerca de 20 mil pessoas morrem no Brasil vítimas da automedicação. Para evitar que o “santo remédio” se torne um veneno, o mais indicado é seguir as recomendações médicas e saber exatamente as indicações e os riscos de cada tipo de medicamento. Confira!

ANTIBIÓTICO
Seu corpo entre o tempo todo em contato com milhares de germes. Quando eles ultrapassam as barreiras iniciais do sistema imunológico e começam a se proliferar dão início à doença. Existem dois grandes grupos de germes: o das bactérias (provoca males como amigdalite e infecção de pele) e o do vírus (responsável por gripes, resfriados e viroses de um modo geral). Os antibióticos atuam apenas nas doenças provocadas por bactérias, impedindo o crescimento delas ou matando-as.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Os antibióticos devem ser tomados na hora certa. Esses medicamentos ficam no organismo durante um certo período e, se não forem repostos, as bactérias terão tempo de se adaptar e se multiplicar.

ANTI-INFLAMATÓRIO
Quando uma parte do corpo sofre algum tipo de lesão ou é atingida por doenças inflamatórias como a artrite, a região recebe um volume grande de enzima prostaglandina. Essa substância inflama e incha os tecidos ao redor do local, o que pode provocar dor e febre. Para reverter esse processo, os anti-inflamatórios interrompem a produção da enzima.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Tomados em excesso, os anti-inflamatórios podem agravar problemas cardíacos, remais, além de aumentar a pressão arterial.

ANALGÉSICO
Medicamentos usados para aliviar dores de leves a moderadas. A ciência não sabe como a maioria desses remédios funciona para a dor. Até mesmo a ação da aspirina permanece um mistério. Só o que se sabe é que eles interrompem o envio do sinal da dor até o cérebro.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Pessoas que têm úlcera devem evitar analgésicos com ácido acetil salicílico (aspirina), que pioram ainda mais os sintomas. Eles também podem provocar um ataque em quem sofre de asma e pioram doenças dos rins ou fígado.

ANTITÉRMICO
A febre é um sinal de que há algo de errado com a saúde: pode ser uma infecção, uma inflamação ou lesão. Nesses casos, o corpo passa a produzir uma quantidade maior de uma substância que confunde o mecanismo de controle de temperatura. Os antitérmicos evitam que isso aconteça.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER
A febre é um sintoma e não a doença em si. Ela só precisa ser controlada quando compromete o estado geral do doente (acima de 38°). Caso contrário, o ideal é combater a doença que está provocando o aumento da temperatura do corpo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário